Assim como ocorre com as mulheres no ambiente doméstico, os homens também são vítimas de diversos tipos de violência nessa relação familiar, desde o abalo psicológico até a própria agressão física.
Podemos destacas as seguintes modalidades de violência que os homens mais sofrem no ambiente doméstico:
– violência psicológica: geralmente praticada mediante constantes ameaças de que se houver denúncia das violências sofridas para as autoridades competentes, nunca mais verá seus filhos. Aqui, outro ponto muito comum é o objetivo de te tornar dependente dela, como se jamais fosse encontrar outra pessoa ou ser feliz a não ser com ela.
– violência moral: os casos mais comuns de violência moral no ambiente doméstico é a depreciação da sua imagem com o propósito de acabar com a sua autoestima.
– violência patrimonial: situação que mais ocorre é da mulher pedir medida protetiva e ficar com todos os pertences do homem, ainda que ele os tenha adquirido antes de iniciar o relacionamento. Isso acontece tanto com residências, como com automóveis.
– violência física: é o próprio ato de agredir, ter causar lesões corporais. Isso acontece muito pois elas em inúmeros casos se aproveitam da falha de justiça e provocam a agressão certas de que nada acontecerá a elas e se você reagir, poderá ser preso de imediato e com isso ter diversos problemas quem surgem junto da prisão (afastamento do lar, contratação de advogado, perda do emprego, perda dos bens, etc).
Portanto essas são as principais modalidades de violência sofridas pelo homem no ambiente doméstico.
Não fique em silêncio e procure tão logo um advogado especialista na defesa do homem acusado e vítima de violência doméstica para a adoção das estratégias mais eficazes.
Vinícius Vieira
Advogado especialista na defesa do homem acusado e vítima de violência doméstica