O homem pode revidar agressão sofrida sim, porém isso deve ser lido e interpretado com muita cautela.
Qualquer pessoa pode buscar repelir injusta agressão (atual ou iminente) desde que utilize moderadamente os meios necessários. E o que isso quer dizer, afinal?
Um exemplo por ajudar na compreensão: vamos supor que a sua esposa vai para cima de você com a intenção de te agredir. Se você a segurar com força moderada e que seja suficiente para repelir a injusta agressão, poderá ser levantada a tese da legítima defesa. Claro, sabe-se que a justiça é tendenciosa e sempre interpretará em favor dela, cabendo a defesa trazer esse fato para discussão e buscar as contradições nas declarações dela.
É evidente que, se nesse caso exemplificado, ela vier te agredir e você também agredi-la de forma desproporcional, imoderada, agirá em excesso, e isso lhe custará uma provável responsabilidade criminal pelo crime de lesões corporais.
Portanto, a medida a ser tomada nesses casos não é, jamais, o revide, mas a utilização de meios moderados para repelir a injusta agressão. Caso contrário, ou você sofrerá as agressões absolutamente quieto ficando omisso, ou, agindo pelo excesso, perderá a razão e provavelmente será condenado pelo crime de lesões corporais.
Vinícius Vieira
Advogado especialista na defesa do homem acusado e vítima de violência doméstica