Fui intimado para comparecer a uma delegacia de polícia. O que devo fazer?

Seja você investigado, seja testemunha, isto é, independentemente da sua condição a ser ouvido em uma delegacia de polícia, NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA, vá sem estar amparado por um advogado criminalista. E essa, já de início, é a principal atitude a se tomar: contrate um advogado.

Mas, Vinícius, por que é tão importante assim estar acompanhado de um advogado criminalista? Para que você tenha segurança, é necessário que o advogado criminalista, dias antes de você comparecer na delegacia de polícia, tome ciência do conteúdo dos autos de inquérito policial em que você será ouvido, com o propósito de verificar do que se trata, quais as provas que são contrárias a você, o que as outras pessoas (que já foram ouvidas) falaram sobre você, enfim, para não ser pego de surpresa.

Aliás, isso vale tanto para o investigado, como para a testemunha. Para o investigado, é óbvio, pelo fato de ter o direito de permanecer em silêncio logo de início (contudo, essa nem sempre é a melhor atitude a ser tomada, podendo existir circunstâncias elementares e necessárias a serem esclarecidas neste momento e que podem levar a investigação para outro rumo, tirando de você a condição de investigado). Já para a testemunha, a situação é mais delicada.

No caso das testemunhas, quando intimadas para comparecer na delegacia de polícia, a presença de um advogado criminalista é imprescindível pois, tendo obrigação de falar a verdade e o que sabe sobre o caso que está sendo questionada, por vezes suas declarações poderão causas problemas para si, produzindo até mesmo provas contra si. A linha, portanto, é muito tênue entre aquilo que deve, por obrigação, falar, e aquilo que pode, por direito de não produzir provas contra si, manter-se em silêncio.

Deste modo, para a sua segurança, é elementar/necessário que se consulte previamente com um advogado criminalista, pois, caso contrário, poderá se complicar seriamente com a justiça criminal.

Este artigo foi útil para você?

Entre em contato conosco para eventuais dúvidas e esclarecimentos.

Vinícius Vieira

Advogado criminalista

Vinicius Vieira

Advogado Criminalista

Participe! Deixe um comentário.

Assine nossa newsletter

Se cadastre e receba conteúdos relevantes por email.

× Plantão 24h WhatsApp